segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Aprendizagem Significativa Júlio Furtado






        Caro leitor segue mais um vídeo interessante, onde o professor Júlio Furtado comenta sobre a negociação e diferença de sentido e significado em sala de aula.

      Nesse vídeo é interessante observar sobre a pergunta que ele faz logo no inicio, se sentido e significado são a mesma coisa, e ele mesmo logo em seguida já responde que as duas palavras são bem próxima, mas há diferença, segundo Júlio as duas tem conceitos diferentes,pois ele diz que o sentido está voltado para cada ser humano, pois o sentido é subjetivo está centrado na relação direta com cada um é para mim e para você. Já significado é uma construção social, pois é fundamentado em um conceito e está ligado a todos de forma social. O significado é socialmente respaldado! A escola tem como objetivo levar aos seus alunos a construir significados socialmente respaldados. Nós professores devemos ficar atentos como de as crianças estão construindo um sentido sobre aquilo que estamos ensinando, devemos ajudá-las á ir do sentido para ao significado, pois segundo Júlio esse é o papel do professor, construir a partir do sentido para o significado.

       Algo interessante nesse vídeo é quando o professor comenta sobre a maneira de como o professor deve fazer para negociar sentido com seus alunos, e ele comenta sobre alunos do 6° ano que imaginam que paisagem sempre deve ter plantas, rios, montanhas etc.  mas paisagem  também contem prédios e muitas outros coisas e não somente o verde. A maneira como os alunos olham o sentido de paisagem, é por que eles construíram o sentido desde pequeno, mas o professor como educador deve buscar pelo seu conhecimento a entender como que aquela criança está pensando para dar uma resposta diferente daquela que imagina que é levando sempre do sentido para o significado.
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário