Caro leitor segue mais um vídeo
interessante, onde o professor Júlio Furtado comenta sobre a negociação
e diferença de sentido e significado em sala de aula.
Nesse vídeo é interessante
observar sobre a pergunta que ele faz logo no inicio, se sentido e significado
são a mesma coisa, e ele mesmo logo em seguida já responde que as duas
palavras são bem próxima, mas há diferença, segundo Júlio as duas tem conceitos diferentes,pois ele
diz que o sentido está voltado para cada ser humano, pois o sentido é subjetivo
está centrado na relação direta com cada um é para mim e para você. Já
significado é uma construção social, pois é fundamentado em um conceito e está
ligado a todos de forma social. O significado é socialmente respaldado! A
escola tem como objetivo levar aos seus alunos a construir significados socialmente
respaldados. Nós professores devemos ficar atentos como de as crianças estão
construindo um sentido sobre aquilo que estamos ensinando, devemos ajudá-las á
ir do sentido para ao significado, pois segundo Júlio esse é o papel do
professor, construir a partir do sentido para o significado.
Algo interessante nesse vídeo
é quando o professor comenta sobre a maneira de como o professor deve fazer
para negociar sentido com seus alunos, e ele comenta sobre alunos do 6° ano que
imaginam que paisagem sempre deve ter plantas, rios, montanhas etc. mas paisagem
também contem prédios e muitas outros coisas e não somente o verde. A maneira
como os alunos olham o sentido de paisagem, é por que eles construíram o sentido
desde pequeno, mas o professor como educador deve buscar pelo seu conhecimento
a entender como que aquela criança está pensando para dar uma resposta diferente
daquela que imagina que é levando sempre do sentido para o significado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário