Eu
concordo sim com as indagações de Maria Elizabeth, pois a educação está
necessitando que novas medidas sejam implantadas nas escolas, pois os alunos de
hoje estão vendo o mundo de uma maneira diferente de como as pessoas viam há
30 anos ou mais atrás.
As
redes de informações devem ser inseridas sim nas escolas para que os alunos
possam ter mais interessem em participar das aulas. Inserir-se na sociedade da
informação não quer dizer apenas ter acesso à tecnologia de informação e
comunicação – TIC , mas principalmente saber utilizar essa tecnologia para a
busca e seleção de informações que permita a cada pessoa resolver os problemas
do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto.
Assim, o uso da TIC com vistas à criação de uma rede de conhecimentos favorece
a democratização do acesso à informação, a troca de informações e experiências,
a compreensão crítica da realidade e o desenvolvimento humano, social, cultural
e educacional. Tudo isso poderá levar à criação de uma sociedade mais justa e
igualitária. Como criar redes de conhecimentos? O que significa aprender quando
se trabalha com redes de conhecimentos? Como inserir o uso de redes de
conhecimentos na escola? O que cabe ao educador nessa criação?
Como
criar redes de conhecimentos? O que significa aprender quando se trabalha com
redes de conhecimentos? Como inserir o uso de redes de conhecimentos na escola?
O que cabe ao educador nessa criação? A metáfora de rede considera o
conhecimento como uma construção decorrente das interações do homem com o meio.
À medida que o homem interage com o contexto e com os objetos aí existentes,
ele atua sobre esses objetos, retira informações que lhe são significativas,
identifica-os e os incorpora à sua rede, transformando o meio e sendo
transformado por ele
Com
o uso da TIC e da Internet pode-se navegar livremente pelos hipertextos de
forma não-sequencial sem uma trajetória pré-definida, estabelecer múltiplas
conexões, tornar-se mais participativo, comunicativo e criativo, libertar-se da
distribuição homogênea de informações e assumir a comunicação multidirecional
com vistas a tecer a própria rede de conhecimentos. Criar ambientes de
aprendizagem com a presença das TIC significa utilizar a TIC para a
representação, a articulação entre pensamentos, a realização de ações, o
desenvolvimento de reflexões que questionam constantemente as ações e as
submetem a uma avaliação contínua. O professor que associa as TIC aos métodos
ativos de aprendizagem desenvolve a habilidade técnica relacionada ao domínio
da tecnologia e, sobretudo, articula esse domínio com a prática pedagógica e
com as teorias educacionais que o auxiliem a refletir sobre a própria prática e
a transformá-la visando explorar as potencialidades pedagógicas das TIC em
relação à aprendizagem e à conseqüente constituição de redes de conhecimentos.
A aprendizagem é um processo de construção do aluno – autor de sua
aprendizagem, mas nesse processo o professor além de criar ambientes que
favoreçam a participação, a comunicação, a interação e o confronto de idéias
dos alunos, também tem sua autoria. Cabe ao professor, promover o
desenvolvimento de atividades que provoquem o envolvimento e a livre participação
do aluno com o conteúdo escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário